segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Need for Speed Shift

O ronco dos motores faz com que a adrenalina domine seu corpo.


Depois de tanto tempo nos bastidores, apenas conferindo as novidades com cada prévia realizada, os fãs dos games de corrida finalmente podem colocar as mãos em Need for Speed SHIFT, um dos mais aguardados títulos do gênero para este ano! A promessa é de revitalização para a franquia, mesclando a tradicional sensação de velocidade a elementos mais sérios, aproximando a jogabilidade e a emoção das partidas ao gênero de simulação. A EA liberou hoje a versão de demonstração para computadores. Pronto para dar a partida nos motores?



Circuitos mistos


O demo coloca à sua disposição duas pistas: o circuito de Londres — rodeado de prédios — e GP SPA, uma pista de corrida fechada, mas com asfaltos largos e retas amplas que favorecem ultrapassagens. Apenas fique atento com as curvas, já que você entrará nelas em alta velocidade.
E de nada adianta ter os circuitos mais apetitosos sem as máquinas corretas. Entram em cena então as cinco “bestas infernais” da versão de demonstração: o tradicional Lotus Elise 111R, a BMW M3 E46 (que já marcou presença em outro episódio da série), o possante e praticamente incontrolável Dodge VIPER SRT10, o renomado Nissan GT-R e famoso PAGANI Zonda F.Vale notar que os primeiros quatro modelos são livres, enquanto o Zonda (máquina pela qual um dos apresentadores da série britânica Top Gear é apaixonado) requer que você pontue, já fazendo uma introdução para o sistema de estrelas do jogo completo.



Soltem as feras!

Com tudo selecionado, é hora de partirmos para as pistas. Primeira volta no circuito de Londres, pista cheia e os motores roncando fortemente. Acreditem: o principal espetáculo da largada fica por conta dos roncos do motor, que estão em uma liga muito acima dos demais jogos da categoria. Munido de um bom par de fones, você terá a impressão de estar nas pistas.
Com as luzes verdes e o pedal lá no fundo, o carro praticamente toma vida própria, rugindo adiante como se nada pudesse pará-lo. Com a visão interna, é possível observar a estrutura da máquina reagindo a toda ação de aceleração (e das trocas de marcha), bem como a suspensão sendo afetada pelos desníveis do asfalto. Neste ponto, com uma velocidade acima dos 100 km/h, a sensação é uma mescla entre medo e êxtase, até que... Uma parede “vem de encontro” ao veículo! É aí que entramos na segunda característica de simulação de Need for Speed SHIFT, que é a reação do carro e do piloto à colisão.Assim como para DiRT 2, a modelagem dos danos é soberba (mas você pode desligá-la, como mostraremos mais para frente) e o impacto é violento. Nada de carros de plástico, aqui é ferro contra ferro! O resultado é a alteração violenta na direção, seguida de um efeito único, mais conhecido pelos fãs dos jogos de tiro em primeira pessoa desta geração: a visão do jogador fica embaçada, impedindo-o de visualizar o percurso com precisão. Esta é uma ótima forma de punir aqueles que querem se aproveitar dos carros alheios nas ultrapassagens em curvas.


Quer uma ajuda, amigo?


Acostumados com a série Need for Speed: Underground? Então pode ser que os controles pareçam bem duros em uma primeira impressão. Mas tudo faz parte da transição para simulação. As curvas não podem mais ser feitas a 200 km/h, portanto use a inteligência, evite colisões com as traseiras alheias e mantenha um ritmo intermediário nas curvas para não beijar o muro. Algumas barreiras de pneus são móveis, portanto não causam tantos danos em erros bobos.
Mesmo assim, temos que salientar que o modelo de direção não é piedoso, ainda mais em vista dos comandos enviados pelo teclado ou por meio de um controle analógico mal calibrado. Algumas tentativas de correções em alta velocidade podem resultar em batidas catastróficas, mesmo em retas.Se esta for a sua experiência, não pense duas vezes antes de correr para o menu de ajustes. Nela estão contidas diversas ferramentas de assistência, que abrangem desde as curvas até a frenagem. Para aqueles que têm dificuldades com relação ao traçado ou às curvas e não sabe a que velocidade se aproximar delas, entra em cena também o marcador de trajetos, em três cores. Quando ele está verde, você pode acelerar sem medo. Amarelo é precaução, portanto reduza levemente. Vermelho? Freios pra já!

Um show nas pistas

Os gráficos competem diretamente com outros jogos de corrida recentes, a exemplo de Race Driver: GRID e de DiRT 2, apesar dos cenários serem cenários ligeiramente piores e dos serrilhados serem um tanto quanto mais aparentes. Mas o nível de detalhes é ótimo (como o desfoque seletivo causado pela velocidade), digno de muitos elogios.
Já no lado do desempenho, atingimos a resolução de 1680 x 1050 pixels em uma NVIDIA GeForce 8800 GT de forma bem aceitável, com alguns ajustes de qualidade, é claro. O que queremos dizer é que, pelo tanto de efeitos, o desempenho é muito bom, provando que a EA está se preocupando com a base de jogadores que residem no PC.

“Tá bom, eu quero jogar!!!!!!”
Tudo bem que esta não é a versão final, e nós entendemos que a EA quer divulgar a qualidade de seu produto, mas os vídeos que passam entre cada corrida — mostrando que as revistas oficiais dos consoles e outros sites internacionais deram 9 na avaliação — são realmente chatos! E o pior de tudo é que você não consegue cortá-los. Fazer o que... Nem tudo pode ser como a gente espera!
Promessa forte

Realmente, a série não vinha bem nos últimos títulos, mas bastam algumas partidas rápidas para que se perceba que SHIFT marca uma mudança drástica de rumo, levando de forma bem mais profissional o trabalho iniciado com o episódio Pro Street.A sensação de imersão se completa com os efeitos de desfoque e com os choques violentos, mas é o som que mais se destaca por enquanto. O ronco dos motores... Palmas para a EA pelo belo trabalho de captação! Fãs da velocidade não se decepcionarão.Apenas tenha em mente que é necessário “reaprender” a controlar o carro, já que qualquer comando errado pode ser fatal.
Imagens







Fonte:Baixakijogos

Um comentário:

  1. Os gráficos são perfeitos, mas a jogabilidade e o estilo do jogo eu não acho bom. Além de tudo não é um jogo ruim! =]

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